CINE EM SALA
Um Guia Fílmico para Professores
Movimentos de Câmera
Dependendo da forma como a câmera se movimenta, diversos sentidos podem ser atribuídos a uma imagem fílmica. Basicamente, podemos distinguir três tipos de movimentos: o travelling, a panorâmica e a trajetória.
O travelling, consiste no movimento da câmera com o seu ângulo fixo, onde esta se desloca para frente ou para trás. Já a panorâmica trata-se da rotação da câmera sob o próprio eixo, podendo ser uma panorâmica na horizontal ou na vertical. Quanto à trajetória, é uma combinação do travelling e da panorâmica, geralmente realizado com auxílio de uma grua.
Estes três movimentos quando empregados podem assumir as seguintes funções:
-
Acompanhamento de um personagem ou objeto em movimento
A câmera pode-se deslocar com um travelling para frente ou para trás afim de mostrar o deslocamento de um personagem.
Representação esquemática do travelling e da panorâmica.
O Iluminado
(Stanley Kubrick, 1980)
Kill Bill Volume 1
(Quentin Tarantino, 2004)
No filme O Iluminado, por exemplo, com um travelling para a frente, a câmera acompanha o deslocamento de Danny em seu triciclo pelos extensos corredores do Hotel Overlook, . Ou ainda em Kill Bill Volume 1, onde a assassina Mamba Negra disfarçada de enfermeira adentra o hospital onde encontra-se sua vítima. Neste caso, a câmera a companha a personagem com uma combinação de travellings para frente e para trás.
-
Descrição de um espaço ou de uma ação
Um movimento de câmera pode nos apresentar um espaço, um cenário, importante na trama.
Como vemos por exemplo, em Star Wars: Uma Nova Esperança, quando Luke entra pela primeira vez na Cantina. A câmera realiza uma panorâmica que exibe o ambiente onde se desenrolará a cena a seguir.
O movimento funciona como uma apresentação, um reconhecimento do ambiente, tal qual o personagem faz.
Star Wars: Uma Nova Esperança
(George Lucas, 1977)
-
Definição de relações espaciais entre dois elementos
A câmera pode movimentar-se com a função de expressar a relação espacial entre objetos e/ou personagens.
No filme Interestelar, uma panorâmica na vertical estabelece a relação entre o astronauta Cooper e a crescente onda que avança.
Além de mostrar a proximidade de ambos, a panorâmica neste caso agrega urgência e dramaticidade na cena.
Interestelar
(Christopher Nolan, 2014)
Antes de continuarmos com as demais categorias de movimentos de câmera, é interessante destacar que um único movimento pode assumir mais de uma função, narrativa ou dramática.
Tomando mais um exemplo do filme Kill Bill Volume 1, uma cena é filmada em trajetória, sendo um único movimento de câmera sem cortes.
A câmera percorre todo o cenário e até mesmo acima deste, nos apresentando o ambiente. Além disto, este movimento estabelece para o espectador as relações espaciais entre os personagens, além de nos fazer acompanhar o movimento destes.
Kill Bill Volume 1
(Quentin Tarantino, 2004)
OS Melhores Anos de Nossas Vidas
(William Wyler, 1946)
-
Ilusão de movimento de um objeto estático
Neste caso, um travelling pode dar a ideia de movimento a um objeto que esteja parado.
É o caso da cena do filme Os Melhores Anos de Nossas Vidas, onde o personagem relembra seus tempos de piloto ao sentar-se no interior de um avião em sucata.
O travelling para frente nos dá a impressão de que o avião está prestes a decolar, embora esteja parado. Repare que esta sensação é reforçada pela música crescente e o efeito sonoro do ronco de um motor.
Indiana Jones e a Última Cruzada
(Steven Spielberg, 1989)
-
Destaque dramático de um personagem ou objeto
Ao aproximar-se de um personagem ou objeto, a câmera pode conferir um destaque dramático.
Em Indiana Jones e a Última Cruzada, os personagens ponderam qual dos cálices poderia ter sido pertencente à Cristo. Jones observa que por ser um carpinteiro, o mais provável é que o Cálice Sagrado não seja de ouro.
O diálogo ocorre enquanto a câmera percorre o conjunto de cálices e com um leve movimento destaca um cálice de madeira.
-
Expressão subjetiva do ponto de vista de um personagem em movimento
O travelling, pode assumir ainda a função de mostrar o ponto de vista de um personagem em movimento. Este é um recurso comum, que pode mostrar o movimento de um personagem ou veículo.
Neste caso, exemplificamos com a uma cena do filme Laranja Mecânica, onde os jovens percorrem uma estrada durante a noite.
Além de mostrar os rostos dos rapazes no carro em movimento, a câmera posiciona-se como a visão de algum deles, dando-nos a sensação de nos deslocarmos junto a eles.
Laranja Mecânica
(Stanley Kubrick, 1962)
Kill Bill Volume 2
(Quentin Tarantino, 2004)
-
Expressão de tensão mental de um personagem
Esta é um recurso de rica função dramática, ao aproximar a câmera do rosto de um personagem, estamos nos aproximando dos seus pensamentos e sentimentos, o que geralmente é reforçado pela expressão facial do ator. Surpresa, raiva, alegria, são geralmente reforçados com este recurso. Este recurso possui função dramática semelhanto ao primeiro plano.
Em Kill Bill Volume 2, por exemplo, um gradual travelling para frente de encontro ao rosto da personagem Beatrix Kido, reforça seus sentimentos de vingança ao encontrar um de seus inimigos.