
CINE EM SALA
Um Guia Fílmico para Professores
Iluminação
A luz é elemento importante no registro fílmico, além de ser essencial para a captação física da imagem, a iluminação pode assumir interessantes funções dramáticas.
Assim como o enquadramento, os sentidos atribuídos à iluminação são dotados de uma dada poética, de acordo com o idealizador da obra. De maneira geral, a iluminação escolhida durante a produção do filme produz luz e sombras que podem gerar significados de contraste, dualidade e conflito.
Em Perseguido Implacável, por exemplo, o policial Dirty Harry questiona o criminoso sobre sua opção de redenção ou contra ataque. O conflito interno do individuo é ilustrado não só pelo seu semblante confuso, mas também pelo contraste de sua arma iluminada e a sombra da arma do policial em punho.
Perseguidor Implacável
(Don Siegel, 1971)
Star Wars: O Retorno de Jedi
(Richard Marquand, 1983)
Outro exemplo encontra-se em Star Wars: O Retorno de Jedi. No duelo final entre Luke e Darth Vader, o vilão tenta persuadir e intimidar o herói, buscando seduzi-lo para o lado sombrio da Força.
O conflito interno de Luke, sua raiva e medo em contraste ao amor por sua irmã e seus amigos são simbolizados com a iluminação.
Metade do rosto de Luke encontra-se iluminado e a outra metade encontra-se sombria. Uma belíssima forma de retratar o dilema moral do personagem.